No domingo milhares de estudantes compareceram em massa aos locais de prova das escolas secundárias nas cidades de Hasakah, Derbasiya, Qamishlo e Girke Lege no nordeste da Síria a para fazerem a prova da primeira assinatura do plano de estudos da administração autônoma (AANES)
A junta geral de educação da AANES havia marcado as datas das provas para as escolas preparatórias e secundárias com ramos científicos e literários na região de jazira para o dia 6 de junho.
4000 estudantes fizeram a prova de ciências para o ramo científico e geografia para o ramo literário segundo os planos de de estudo di língua árabe e curda, enquanto que as provas preparatórias do certificado começarão nessa segunda feira.
Suha Barakat, do comitê de provas e porta-voz da direção de educação da localidade de Girke Lege disse que designar ão 14 locais para prova provas de ensino médio e 10 locais para ensino secundário na localidade.
Acrescentou que os locais em Girke Lege estão designados para estudantes de cinco regiões a saber: Derik, Girke Lege, Tel Kocher, Jaza’a e Jil Agha.
Acrescentou ainda que foram designados 2 pontos de atendimento médico nos locais, em coordenação com a junta de saúde para tomar medidas preventivas dentro das salas de prova.
Além disso, há comitês de segurança em frente aos locais de prova para dar segurança e proteção aos estudantes, segundo Barakat.
O número total de estudantes que farão as provas é de 11000, incluindo 7000 estudantes do preparatório e 4000 de secundária.
A AANES tem implementado seu plano de estudos desde o ano acadêmico de 2015/ 2016. Primeiro foram aplicados da primeira a terceira série e depois para outras séries sucessivamente.
Neste ano a prova de certificação geral será feita pela primeira vez na região de jazira, como aconteceu em Kobane e Afrin antes de 2018.
O sistema educacional da AANES está centrada na educação da língua materna (curdo, árabe e siríaco) no primeiro grau, com a adição de línguas locais nos graus posteriores e logo depois o idioma em inglês.
FUENTE: Solnar Mohammed / North Press Agency / Traducción: Mariana Ferreira
Be the first to comment